4 de novembro de 2015

Consentimento explicado em quadrinhos

Os quadrinhos abaixo não mencionam nada sobre estupro, mas ao mesmo tempo têm tudo a ver com isso. Você consegue perceber o porquê?
Imagem original em inglês retirada de http://everydayfeminism.com/. Tradução livre.
Esses quadrinhos, publicados originalmente no blog Everyday Feminism, ilustram situações do cotidiano que mostram como o não consentimento é errado. As personagens agem de forma claramente egoísta e não levam em consideração a vontade do outro. Porém, se essas situações forem substituídas pelo não consentimento em uma relação sexual, muitos homens não enxergarão problema algum.

Existe um senso comum de que a mulher não precisa consentir quando ela está vestindo roupas supostamente "sensuais", quando convida um homem para sua casa, quando está dormindo ao seu lado, quando está bêbada ou inconsciente, ou consentiu em uma relação sexual em uma vez anterior. Pior ainda, muitos acham que, nesses casos, a mulher tem o "dever" de se submeter à vontade do homem. Isso é resultado da cultura machista que acredita que o corpo da mulher está à disposição do homem quando ocorrem essas situações. Porém, a realidade é que:

Quando não há consentimento, é estupro.

Um comentário:

  1. Os quadrinhos tem mesmo tudo a ver com coisas que não queremos fazer mas acabamos fazendo para satisfazer a vontade do outro
    ... isso me fez repensar

    ResponderExcluir